quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

POLÍCIA E JUSTIÇA.

Polícia e Justiça
Edição de 20/01/2009
Começo

O comando do coronel Luiz Dário iniciou muito bem na PM. Quatro vidas tortas 'levaram o farelo', como diz o povo, ao enfrentarem a PM depois de cometer latrocínio contra um policial.

Leis

A Polícia tem que ser dura com criminosos violentos, que assassinam pessoas e reagem a prisão. Em qualquer país civilizado existem leis rígidas, que não toleram a violência cometida contra pacatos cidadãos ou contra a sua força pública.

Vítimas

A polícia deve reagir sempre assim. Não apenas porque um de seus integrantes tombou assassinado em assalto, mas sempre que uma pessoa de bem vier a ser vítima desses facínoras, como no caso do advogado do líder, do procurador Iúdice, do médico Salvador Nahmias e de tantas outras pessoas vitimadas pela violência.

Comportamento

Muitas vezes o malandro deixou de temer a polícia. Virou moda ladrão tomar pessoas inocentes como reféns. Os ladrões já têm até um comportamento padrão ao serem pilhados em flagrante: pedem colete à prova de bala, a presença da imprensa, de parentes, de advogado, etc.

Assassinado

O advogado de Nelson Gomes, o 'Bomba', leitor da coluna, na defesa de seu cliente, declarou que 'Bomba', acusado da morte de David Bezerra, reagiu a uma agressão de David. Sexta-feira passada 'Bomba' foi assassinado pelo irmão do falecido David, o mototaxista conhecido por 'Box'.

Forra

'Bomba' levou três tiros desferidos por 'Box', na frente da residência da namorada dele na Terra Firme. Foi ela quem fechou seus olhos já sem vida. A morte de 'Bomba' pode resultar em outras mortes. Um parente dele, sujou-se com o sangue do morto, prometendo vingança.

Afastamento

Motivações políticas são apontadas como causa do afastamento do tenente-coronel Sandoval Bittencourt da Superintendência do Sistema Penal do Pará. Bittencourt é considerado um dos oficiais mais preparados da Polícia Militar do Estado.

Intelectual

Operacional e intelectualmente. Além de possuir cursos de operações especiais, Sandoval Bittencourt é mestre em Sociologia e doutorando nessa ciência. Ele é o primeiro lugar de turma em todos os cursos que realizou. Desde o curso de formação de oficiais, o primeiro da carreira militar.

Derradeiras

A bacharela Augusta Tamasauskas acompanha a rotina dos tribunais e da polícia lendo a coluna Polícia e Justiça.

O major da Polícia Militar Rosinaldo Conceição retornou para a operacionalidade da PM. Ele se encontrava cedido para o Sistema Penal há dez anos e exerceu várias funções na Susipe, como diretor da penitenciária de Americano e da Colônia Agrícola Heleno Fragoso.

Rosinaldo Conceição também atuou como interventor em várias casas penais do Estado.

Outro oficial que se encontrava cedido para o Sistema Penal era o major Sandro Augusto de Sales Queiroz, conhecido na brincadeira dos seus colegas de patente da PM por 'Caveirão'. Ele era o diretor do Núcleo de Administração Penitenciária.

Já o coronel Hermenegildo de Sales Neves, da reserva da PM, pediu exoneração da direção do Presídio Estadual Metropolitano III. Ele dirigiu aquela casa penal por vários anos e fez um bom trabalho.

Pareceu estranho a governadora Ana Júlia haver nomeado e empossado logo o coronel Dário e não ter feito o mesmo com o delegado Raimundo Benassuly.

Créditos-Ivanildo Alves

redacao@jornalamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário