terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CIRIO DE NAZARÉ..

Arraial vai ser extinto


Quem gosta de dar uma volta na Roda Gigante deve aproveitar o Centro Ita de Diversões no segundo semestre. O parque, que é montado no terreno ao lado da Basílica de Nazaré no período de festividades do Círio, vem a Belém pela última vez em 2009. A decisão é da Diretoria da Festa de Nazaré e foi confirmada pelo presidente, César Neves, que ainda revelou outras ações e medidas que serão tomadas ainda neste ano com o objetivo de impulsionar uma das maiores festas religiosas de todo o mundo em termos de evangelização, cultura e turismo.

A idéia pode surpreender aos mais conservadores, mas não a César, que justificou o veredicto. 'Não vejo motivo para insatisfação, mesmo partindo dos admiradores mais tradicionais da festa. Aposto que nenhum dos moradores da área vai reclamar. O parque gera muito barulho e muita confusão, além de atrair muita gente pra um espaço que não é adequado para receber um número alto de pessoas. Não se trata de separar o sagrado do profano. Estamos apenas querendo deixar o Círio mais tranquilo para romeiros, peregrinos, turistas e até mesmo para os habitantes da cidade. Ainda não temos nada planejado, mas pensamos em erguer uma espécie de complexo de entretenimento na área', revelou.

As opiniões sobre a decisão diferem bastante. O cantor Nilson Chaves, por exemplo, não se mostrou avesso à idéia. 'Acho que se existe uma proposta que parte da própria organização do Círio, que é responsabilidade da Diretoria da Festa de Nazaré, me parece certo. 'A idéia de não mais termos o ITA como uma parte dos festejos pode tornar as coisas mais ‘homogêneas’, centralizadas', opinou.

Cláudio Valente, que se declara um defensor das tradições do Círio, lamentou a decisão. 'Acho uma pena que terminem o ciclo do Ita em Belém. Quando montado, o parque trazia muita alegria e diversão para todo mundo, principalmente quem veio do interior do Estado para participar dos festejos. Acho que a movimentação não chega a ser um grande problema, uma vez que é um lugar que traz sentimentos muito positivos, o que condiz com a energia da festa', comentou.

A administradora de empresas e moradora dos arredores da Basílica, Cássia Brito, acha que os tempos já são outros. 'A memória que temos do parque de diversões é distante, inocente. Hoje em dia, ele foi transformado em um lugar onde as pessoas bebem e adolescentes gazetam aula. Nos dias de pico, o espaço causa um grande transtorno para os moradores da área. O Ita perdeu o papel romântico do seu passado, o que não deixa de ser um sinal do avanço dos tempos', opinou.

Presidente da fumbel reprova a medida

O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Raimundo Pinheiro, disse que separar o arraial do Círio é como 'arrancar a página da história'. 'É como se tivessem tirando o próprio círio das pessoas, a própria corda. Porque depois de caminhar, é natural que à tarde, à noite, as pessoas peguem as famílias e se desloquem para lá. No momento em que se tira o arraial, não se tem o Círio completo', justificou.

Outro forte motivo para manter o arraial com o parque de diversões é a tradição que não se restringe a Belém. 'Nos outros círios pelo interior do Estado, quase todas as famílias vão para o arraial. É como se fosse a continuidade do Círio. Muita gente nem leva os filhos na procissão, mas faz promessa de levar o filho no arraial', arrematou.

Raimundo Pinheiro não sabe a motivação da Diretoria da Festa de Nazaré, mas acredita que nenhum motivo justifica o fim da tradição, mesmo que o espaço físico não atenda mais ou se o verdadeiro motivo é a bebida comercializada na área. 'O Círio é tudo isso, como bem mostra o Auto do Círio. Tem a religião em si e a parte profana', destacou, pontuando que Belém perde dos pontos de vistas econômico, social e cultural.

Outros projetos de entretenimento

Além da construção do complexo de entretenimento, a Diretoria da Festa de Nazaré tem outros projetos. O primeiro deles, já posto em prática, é uma nova réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que ficará o ano inteiro exposta no altar da Praça Santuário sob uma proteção de vidros blindados. É a terceira imagem da Santa, além da chamada peregrina, que acompanha as procissões a cada ano e a original, que fica no Altar da Glória.

De acordo com o presidente César Neves, contar com uma nova imagem não foi idéia da Diretoria. 'Estamos atendendo a pedidos de vários católicos, moradores e não moradores da área. O desejo de que o CAM tivesse uma réplica para ficar exposta durante os outros meses do ano para visitação pública já vem desde a administração passada', disse.

Ele ainda revelou que a nova imagem, feita por um artesão de Vigia, tem um papel fundamental em outra iniciativa da administração. 'Estamos nos reunindo com membros de Belémtur e Paratur para propor uma espécie de passeio turístico para peregrinos', disse.

Também está sendo planejada uma grande campanha publicitária que tem o objetivo de impulsionar a divulgação do Círio, em nível nacional e internacional.

3 comentários:

  1. Gostaria de deixar minha idignação ao ver nossa maior representante do estado do Pará, prestigiando uma festa de GLS. Fafá você não precisa disso para está na mídia!

    ResponderExcluir
  2. sou um cara que não tolera injustiças,defendo minhas ideias com unhas e dentes, mais posso mudar de ideia se por acaso ...
    gostaria q vc completasse a frase pra eu colocar no meu perfil no orkut..ñ vou plágiar..vou confirmar q as palavras são suas.

    ResponderExcluir
  3. valeu brother...copiei e colei no perfil do orkut...valeu mesmo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir