quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PERICIA PAPILOSCÓPICA

Projeto aprovado reconhece papiloscopista como perito oficial

Perícia Papiloscópica
Os papiloscopistas e demais servidores públicos com denominações equivalentespoderão passar a integrar a carreira de peritos oficiais. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, e será agora encaminhada para análise da Câmara dos Deputados.Esses profissionais exercem atividades na áreas civil e criminal, de perícias papiloscópicas e necropapiloscópicas, em processos de identificação a partir de suas impressões digitais ou de reconstituições faciais, tanto de indivíduos vivos ou mortos.O projeto (PLS 244/09), da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), foi apresentado à CCJ...


O projeto (PLS 244/09), da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), foi apresentado à CCJ para viabilizar a aprovação de um projeto de lei da Câmara (PLC 204/08), que se destina a regulamentar as perícias oficiais. Essa proposta, já aprovada na CCJ e que está na pauta do Plenário, qualifica como peritos oficiais apenas os peritos criminais, os peritos médicos-legistas e os peritos odontologistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com as necessidades do órgão que promova a admissão.

Na ocasião da votação do PLC 204, Ideli, relatora substituta, não acatou emenda do primeiro relator do texto, senador Jayme Campos (DEM-MT), para a inclusão dos papiloscopistas na lista de servidores reconhecidos como peritos oficiais. Apesar de considerar a medida justa, ela observou que a alteração iria fazer com que o texto voltasse à Câmara, atrasando sua aprovação depois de onze anos de tramitação. No entanto, ela se comprometeu a apresentar um projeto independente para que os papiloscopistas fossem reconhecidos como peritos oficiais.

Jayme Campos concordou com os argumentos apresentados por Ideli e foi designado então relator dessa nova proposta, aprovada nesta quarta pela CCJ. Na justificação do novo projeto, Ideli salienta que as atividades dos papiloscopistas são indispensáveis para a segurança pública e a sociedade. Assim, salientou, tais funções precisam de urgente reconhecimento como atividade de perícia oficial quando exercidas por servidores públicos designados para elaborar formalmente representação facial humana ou lados papiloscópicos e necropapiloscópicos (em pessoas mortas) que se destinem a instruir processos cíveis e criminais.

Na ausência de regulação das atividades como funções oficiais de perícia, alertou a senadora, pode haver margem para questionamentos judiciais de laudos que venham a instruir os processos. Como disse, isso envolveria até mesmo o risco de anulação de prisões e, ainda, o pagamento de indenizações, pela União, a pessoas condenadas com bases nas provas produzidas por meio das atividades dos papiloscopistas.O senador Romeu Tuma (PTB-SP) disse que o reconhecimento desses profissionais como peritos oficiais é importante, porque desempenham "uma importante missão".

Valéria Castanho e Gorette Brandão / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

3 comentários:

  1. Ótimo post!!! =)

    []'s
    Claudio
    http://www.vagasti.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, belo blog.
    Aceito sim a parceria. Já coloquei seu banner.
    Espero retorno o quanto antes.
    Inforblog

    ResponderExcluir
  3. Por muito tempo Papiloscopista trabalhou para Perito levar a fama...
    Ou quem procedeu as identificações das vitimas da Gol, da TAM, da Air France,dos mamonas assassinas, etc. Quem??
    A PL 5649/09 não favorece apenas uma categoria profissional.Favorece toda a investigação criminal.
    http://tonigumauskas.wordpress.com/2010/04/21/pl-564909-investimento-em-seguranca-publica/#comments
    Saudações!!

    ResponderExcluir