terça-feira, 16 de março de 2010

PAPILOSCOPISTA, OU POR QUE NÃO, PERÍTO PAPILOSCÓPICO?

Perito Papiloscópico



Papiloscopista é o polícial especializado que trabalha com a identificação humana, geralmente através das papilas dérmicas. Usualmente, essa identificação é feita através das papilas dérmicas dos dedos da mão (identificação dactiloscópica) ou dos dedos dos pés (podoscopia). Contudo, a identificação através das papilas dérmicas também pode ser feita através das papilas contidas na palma da mão (quiroscopia) ou na planta do pé (podoscopia). O processo de identificação mais utilizado pela Polícia Judiciária, com base científica até hoje não posta em dúvida, é o da identificação dactiloscópica.

O perito papiloscopico trabalha com os vestígios papiloscópicos humanos, ou seja, a parte que identifica o autor de um determinado crime. Essa actividade difere da dos Peritos Criminais, que trabalham com as provas materiais (parte física) de um crime. Isso não quer dizer que os Peritos Criminais não sejam capazes de identificar o autor do crime, mas o fazem usando técnicas diferentes da Papiloscopia, como os exames de DNA. A Papiloscopia é exacta na classificação de uma impressão digital, não se conhecendo duas pessoas com impressões digitais iguais, nem mesmo entre gémeos.

Responsável pela colecta de vestígios papiloscópicos nos locais de crimes e em suportes diversos que tenham relação com o evento, o papiloscopista tem importante participação na identificação de vítimas desconhecidas e, principalmente, nos casos em que os cadáveres encontram-se em adiantado estado de putrefacção (decomposição), através do processo conhecido doutrinariamente como luva.

Importância desta função: O papiloscopista desenvolve um trabalho complementar de grande valia na Polícia Judiciária como um todo, quando se trata de identificação, fornecendo dados que passam a fazer parte dos inquéritos e processos a cargo do órgão. Esse trabalho é de alta responsabilidade, pois é o papiloscopista que dá a palavra final em questões de identificação, após analisar dados e informações referentes às impressões digitais de uma pessoa.

A importância desta profissão também reside no facto de que é responsabilidade dos que nela actuam organizar toda a base civil e criminal de impressões digitais, isto é, guardar e arquivar todas as impressões dos dez dedos de cada cidadão portador de uma identidade civil ou criminal.

14 comentários:

  1. tentando buscar conhecimentos para atuar em um processo, tive acesso a este texto, e várias dúvidas me ocorreram, vestígio dactiloscópico não seria um vestígio material??? Segundo o CPP o responsável para coletas de vestígios não seriam os peritos oficiais??? Logo a presença de perito não oficial, não sendo add hoc não seria afronto ao CPP??? Qual a formação acadêmica para se tornar um perito papiloscopico, ou basta um curso de formação da própria polícia?

    ResponderExcluir
  2. Amigo a coleta de vestigios, coleta de fragmentos de digitais deixados em local de crime, assim como, a perícia em local de crime e feita pelo papiloscópista, já os exames feitos no CPC, são feitos pelo períto criminal, a necropsia e feita pelo médico legista,ou seja o papiloscópista coleta os fragmentos, o perito criminal faz os exames no material, e o médico legista faz a necrópsia para descobrir a causa da morte,para se tornar papiloscópista vc pode ter qualquer formação acadêmica,claro que ao passar no concurso, vc fara um curso especifico na área, ministrado pela própria polícia, para períto criminal, vc precisa ter a formação acadêmica em qualquer area de ciências biológicas, farmacia etc... , já para ser medico legista vc precisa ser formado em medicina claro, pode ser qualquer especialidade, espero ter tirado sua duvida um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Permitir que o trabalho de identificação digital seja questionado,é uma atitude criminosa.
    Criminosa,pois pode prejudicar toda a investigação policial.
    Causa espanto que tal atitude possa partir de Peritos Criminais. http://tonigumauskas.wordpress.com/2010/04/21/pl-564909-investimento-em-seguranca-publica/ Afinal o trabalho de um,deveria complementar o do outro.Isso é,de fato,INTELIGÊNCIA POLICIAL.

    ResponderExcluir
  4. Na busca em saber as atribuições de um perito papiloscópico é que encontrei este texto e realmente fiquei apaixonado pelo trabalho da categoria. Parabéns a todos que se dedicam a esse trabalho elucidador. Abraços,
    Guaracy, Vila Velha - E/S.

    ResponderExcluir
  5. quais são os principais objetos que vocês usam durante a investigção?

    ResponderExcluir
  6. Essa polêmica do papiloscopista ser perito oficial é algo inventado por peritos criminais que querem criar um monopólio para garantir os seus salários dentro e fora da corporação, através das rentáveis perícias particulares. O próprio conceito de "perito oficial" é ridículo. Ora, se o cara é servidor público ele é oficial, caso contrário seria um camelô, ou qualquer um fora da entidade. E perito denota o cargo que possua atribuição que realize perícia, seja um bombeiro com seus laudos de incêndio, seja um analista pericial do MPU que também realiza exames periciais. E obviamente quem determina qual vai ser a atribuição de um cargo público, se vai realizar ou não perícia, é o Executivo, no interesse da coletividade, e não do umbigo de desocupados. É natural a evolução tecnológica de cargos como o de papiloscopista, e se os peritos fossem inteligentes, uniriam forças ao invés desta estratégia boçal que só desagrega.

    ResponderExcluir
  7. Acho que ou se considera na lei os papiloscopistas como perito oficial de natureza "criminal", ou mantém-se o status quo, e as pericias papiloscopicas ficam adstristas a identificação, creio que o melhor caso é o primeiro, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  8. Ouvi dizer q qndo a vitima com estrupo seguido de morte, o papilocopista alem de colher as digitais tem q verificar se a vagina da msm esta avermelhada é veridico isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem te disse uma coisa dessas não tem a mínima ideia do que está falando. Sou papiloscopista.

      Excluir
  9. Por gentileza poderia me esclarecer para ser um papiloscopista é necessário ter uma formação acadêmica ou curso???

    ResponderExcluir
  10. Precisa ter formação superior em qualquer área.

    ResponderExcluir
  11. Pode-se coletar impressões digitais em qualquer objeto, como bolsas de pano ou de tecido ? Pergunto pq um amigo teve um valor furtado de uma bolsa na republica em que mora. Para se fazer o exame é necessário prestar queixa na delegacia ou existe laudo pago independente ? A polícia faz esse exame em casos de valores mais baixos, como um furto de R$ 600,00 ? Agradeço muito se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  12. Desculpe, mais uma duvida (continuação da anterior): esse laudo feito pela polícia costuma demorar muito ? 1 mês ou mais ? E particulares ? No caso de laudo pago, quanto se costuma cobrar e qual deve ser o prazo de conclusão ? Novamente agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  13. Concordo, com o que um colega falou, se os Peritos se unirsem com os Papiloscopistas, só quem tinha a ganhar com tudo isso, era a sociedade, e enquanto isso não aconteçe perdemos todos.

    Clebio 30 de agosto de 2012

    ResponderExcluir